O poder da Palavra

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão que este acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente. Ele foi solto e, após muita humilhação, resolveu processar seu vizinho (o caluniador).
    No tribunal, o caluniador disse ao juiz:
    - Comentários não causam tanto mal...
    O juiz respondeu:
    - Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa, e, amanhã, volte para ouvir a sentença!
    O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
    - Antes da sentença, terá de catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
    - Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem - o vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!
    Ao que o juiz respondeu:
    - Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada! Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.
    Moral da História: No mundo, sempre existirão pessoas que vão amá-lo pelo que você é, e outras que vão odiá-lo pelo mesmo motivo. Acostume-se! Quem ama não vê defeitos. Quem odeia não vê qualidades, e quem é amigo vê as duas coisas!
    "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Filipenses 4:8).