A graça de Deus

O amor é precioso, mas o amor deve ter sua expressão. Quando o amor é expresso, torna-se graça. Graça é o amor expresso. O amor é algo em Deus. Mas quando esse amor vem até você, torna-se graça. Agradecemos ao Senhor porque embora o amor seja algo abstrato, com Deus ele é imediatamente transformado em algo concreto. O amor interior é algo abstrato, mas a graça exterior deu-lhe substância.
    Por exemplo, você pode ter pena de um indigente, pode amá-lo e ter simpatia por ele. Mas se não lhe der comida e roupa, o máximo que você poderia dizer é que o ama. Não poderia dizer que você é graça para ele. Quando poderá dizer que tem graça para com ele? Quando lhe der um prato de arroz ou uma peça de roupa ou algum dinheiro, e quando a comida, roupa ou dinheiro o alcançar, seu amor torna-se graça. A diferença entre amor e graça é exterior. Amor é principalmente um sentido interno, enquanto graça é um ato externo. Quando o amor é transformado em ação, torna-se graça. Quando a graça volta a ser um sentimento, ela é amor. Sem amor, a graça não pode vir à existência. A graça existe porque o amor existe.
    A definição de graça não é apenas um ato de amor. Devemos acrescentar algo mais a isso. Graça é um ato de amor para com o necessitado. Potanto, quando o amor flui no mesmo nível, ele é simplesmente amor. Mas quando ele flui para baixo é graça. Por isso, os que nunca estiveram em uma situação miserável jamais podem receber graça. O amor também pode fluir para um nível mais elevado. Mas quando isso ocorre, não é graça. O amor também pode fluir entre níveis iguais. Quando isso ocorre, também não é graça. Se quer estar acima de Deus ou quer ser igual a Deus, você nunca verá o dia da graça. Somente os que estão abaixo de Deus podem ver o dia da graça. Isso é o que a Bíblia nos mostra acerca da diferença entre amor e graça.
    Embora a Bíblia mencione o amor do Senhor Jesus, ela dá maior atenção à graça do Senhor Jesus. A Bíblia também fala da graça de Deus, mas ela dá maior atenção ao amor de Deus. Não estou dizendo que não existe o amor do Senhor Jesus e a graça de Deus na Bíblia. Mas a ênfase na Bíblia está no amor de Deus e na graça do Senhor Jesus. Como foi que Paulo saudou a igreja em Corinto? "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2 Co 13:13). Você não pode mudar a sentença para ler: "A graça de Deus, e o amor do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós". Você não pode fazer isso, porque a ênfase na Bíblia é no amor de Deus e na graça do Senhor Jesus. Porque é assim? Porque foi o Senhor Jesus quem cumpriu a salvação. Foi Ele quem concretizou o amor e efetuou a graça. O amor de Deus tornou-se graça por meio da obra do Senhor Jesus. Portanto, a Bíblia diz-nos que a lei foi dada por intermédio de Moisés, mas a graça veio por meio de Jesus Cristo (Jo 1:17).
    Portanto, sabemos que Deus sempre nos amou. Ao olhar para a condição miserável do homem, Deus teve compaixão e expressou Seu amor, enviando seu único Filho para morrer em nosso favor, cumprindo a redenção. Ao fazer isso, o amor de Deus se tornou em graça, na pessoa do Senhor Jesus.

Autor: O Evangelho de Deus - Watchman Nee