• Jesus é o Senhor!

    A Igreja é o Corpo de Cristo

    O justo viverá pela fé

  • Artigos

    Buscai ao Senhor e Invocai-o

    "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Isaias 55:6). A Palavra de Deus nos deu um caminho prático de libertação do caminho vão: invocar Seu nome! Hoje podemos, a todo tempo, invocar: Ó Senhor Jesus! Ele nos salvará dos vãos pensamentos e dirigirá nossos passos no caminho da vida.
    "Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar" (v. 7). O perverso e o iníquo nesse versículo referem-se aos que vivem segundo seus vãos pensamentos e andam em seus próprios caminhos, são os que não invocam o Nome do Senhor.
    "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (vs. 8-9). Os pensamentos do homem seguem a razão, a lógica. Os pensamentos e os caminhos de Deus não seguem a lógica humana; eles seguem exclusivamente Sua vontade.
    No Evangelho de João, capítulo 3, o Senhor Jesus revela a Nicodemos como anda o que é nascido do Espírito: "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" (v. 8). Um homem que é regido pela razão não pode ser espiritual. Um homem espiritual segue exclusivamente o Espírito, não a lógica.
    Nos versículos seguintes de Isaías 55, vemos um caminho prático: "Assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que a designei" (vs. 10-11).
    A solução para o homem sair de uma vida inerte, sem sentido e sem frutos para Deus está na palavra que sai da boca do Senhor. Como pode o homem deixar seus pensamentos vãos e se encher dos pensamentos de Deus, tão celestiais e elevados? A palavra que sai da boca de Deus traz ao homem as coisas celestiais, divinas. Ela desce do céu para regar o seu coração e o torna fecundo, para produzir alimento ao homem e semente para semear.
    Você percebeu na Palavra de Isaias 55 que o início de tudo é invocar o Nome do Senhor? O segredo de uma vida frutífera é invocar o nome do Senhor o tempo todo e em todo lugar (1 Co 1:2), pois Ele é o "Senhor de todos e rico para com todos os que O invocam" (Rm 10:12). Também precisamos da palavra de Deus, porque "não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4:4). Não devemos tomá-la somente como conhecimento bíblico ou regras de conduta; antes, precisamos tomá-la com oração, para recebê-la como vida e alimento (Ef 6:17-18).
    É a palavra de Deus que nos ajudará a discernir se vivemos pelos pensamentos da alma ou se vivemos pelo Espírito: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12). Dessa maneira Deus estabelecerá Seu reino em nós e por meio de nós!


    Autor: Igreja em Caçapava