• Jesus é o Senhor!

    A Igreja é o Corpo de Cristo

    O justo viverá pela fé

  • Artigos

    Viver Segundo o Espírito

    Em Romanos 8:5-6, o apóstolo Paulo nos ensina a andar no Espírito: "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz".
    "Pendor da carne", nesse versículo, também pode ser traduzido como "mente posta na carne" ou "mente inclinada para a carne". Se inclinarmos nossa mente para a carne, o resultado será morte, mas, se a colocarmos no Espírito, o resultado será vida e paz. Aleluia! Isso mostra que há um caminho para salvar a nossa alma. Se inclinarmos a nossa mente para o Espírito, nossa alma ficará livre das garras e da influência de Satanás e do pecado (Sl 56:13; 116:8).
    Lemos em Romanos 8:9-10: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça".
    Nosso Senhor Jesus já se tornou O Espírito da Vida (1 Co 15:45). Como tal, Ele começa trabalhando em nosso espírito, o primeiro a ganhar Sua vida ao crermos. Em seguida, quando colocamos a mente no espírito, nossa alma ganha vida (Rm 8:6). Por fim, mesmo o nosso corpo é beneficiado e recebe vida: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita" (v. 11). Essa é a grande salvação de Deus para nós.
    Utilizando o pecado que entrou na humanidade por meio de Adão, Satanás nos leva a cometer pecados, e, embora lutemos para resistir por nós mesmos, somos derrotados e sentimo-nos sem esperança, conforme Paulo disse: "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7:23). Se vivemos segundo a carne, caminhamos para a morte.
    Mas, graças a Deus, fomos salvos! Aleluia! "Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" (Rm 8:2). As três partes do homem tripartido - espírito, alma e corpo - podem ser preenchidas pelo Espírito que vivifica. Se vivemos pelo Espírito, não apenas somos livres do pecado, como também todo o nosso ser ganhará vida. Louvado seja o Senhor!


    Autor: Igreja em Caçapava